segunda-feira, 31 de outubro de 2011

2° Congresso Nacional de Planejamento Familiar

2º Congresso Nacional de Planejamento Familiar reúne 200 pessoas em Brasília
 
missa-aberturaOrganizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Arquidiocesana de Bioética de Brasília, o 2º Congresso Nacional de Planejamento Familiar, aconteceu entre os dias 28 e 30 de outubro e reuniu mais de 200 pessoas, na Capital Federal. Métodos naturais, o amor entre pai e mãe e a educação cristã dos filhos foram os temas discutidos.
“A nossa Igreja é chamada a ser santa”, iniciou dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), na missa de abertura do Congresso. No dia dedicado a São Judas Tadeu, 28 de outubro, o arcebispo destacou o testemunho dos santos para os cristãos na atualidade. “Precisamos ser santos nos diversos ambientes que frequentamos: família, escola, comunidades e também na vivência da sexualidade e afetividade”.
Nesta edição, o Congresso tem como tema “Construir a Família: por amor, com amor e para o amor!” Além de aprofundar a interação do trabalho pastoral no campo familiar, o objetivo do evento é fazer com que o amor conjugal e a vivência sadia da sexualidade sejam, de fato, compreendidos e seguidos segundo os planos de Deus. “Aqui vamos refletir a respeito da transmissão responsável da vida. Precisamos testemunhar com firmeza os valores da Igreja, principalmente os relacionados ao matrimônio. Não podemos desanimar”, declarou dom Sérgio.
A primeira palestra do evento, também presidida por dom Sérgio, abordou a questão antropológica e bíblica da sexualidade. O reconhecimento da dignidade da pessoa humana e de uma ética na sexualidade foram constantemente sublinhadas pelo arcebispo. "A dignidade precisa ser respeitada, pois é dom do Criador", disse. Esse pensamento tem como base a “imagem e semelhança do homem (criatura) perante Deus (criador). A partir daí pode-se afirmar que a sexualidade não pode ser reduzida ou desprezada na totalidade do ser”, ressaltou dom Sérgio.
Além do arcebispo de Brasília, o evento contou com a participação do bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Ulrich Steiner, e do presidente da Comissão para a Vida e a Família, dom José Carlos Petrini e do integrante da mesma Comissão, dom Antônio Augusto Dias Duarte.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mensagem de Dom Petrini

Família precisa vencer egoísmo e crescer no amor, alerta bispo





Numa sociedade que o individualismo tem uma grande força, as realizações, interesses, prazeres e desejos pessoais vêm antes das relações familiares. "A família é vista como estorvo, pois exige sacrifícios, e é jogada fora", salienta o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da CNBB, Dom João Carlos Petrini. Para o bispo, a família precisa vencer este egoísmo e crescer no amor.
“O grande desafio da família é crescer no verdadeiro amor e para isso é preciso olhar para o modelo da Santíssima Trindade e para Jesus, porque ali se encontra o amor em sua perfeição mais elevada”, destaca.

E qual é a característica do amor na Santíssima Trindade? Dom Petrini explica que na Santíssima Trindade uma Pessoa se doa totalmente a Outra. O Pai se doa ao Filho e o Filho se doa ao Pai e o dom entre eles é o Espírito Santo.

“E por outro lado qual é a característica de Jesus? É o amor que se doa. Ele ama com a paixão de um homem por uma mulher num amor de doação. Assim Ele ama a Igreja, dando Sua vida por ela. A Eucarístia e a Cruz são o ponto alto disso”, destaca Dom Petrini.

Assim, o grande desafio é não ficar numa vivência de amor precária, primitiva, vulnerável, uma maneira de amar típica de um adolescente que diz “eu gosto dessa pessoa e a quero para mim”. A maneira mais madura de amar que vem do exemplo de Jesus, ressalta o bispo, é aquela que diz “eu gosto daquela pessoa e estou disposto a doar a minha vida para a felicidade e o bem dela”.

Para enfrentar este desafio é necessário ter consciência do que é a relação com Cristo, entender o Sacramento do Matrimônio e entender o valor do sacrifício em benefício do outro. Dom Petrini aconselha os casais a participar de movimentos voltados para a família, pois a troca de experiência com outras famílias pode ajudar a entender os desafios do cotidiano e como lidar com as situações específicas de cada família.


Sexo como expressão de amor

Numa cultura do sexo livre, o sexo não é mais valorizado e compreendido como expressão do amor. O bispo salienta que é importante nunca isolar um aspecto da vida, o sexo faz parte de todo entendimento humano.

“Se você isola a sexualidade da totalidade da pessoa, da sua busca por um felicidade permanente, na capacidade de ser responsável diante dos outros, do respeito, etc, aquela sexualidade isolada se torna algo mais pobre, é dizer que ela é um instrumento só para conseguir prazer”, destaca.

Mas a sexualidade quando usada positivamente pode oferecer muito mais que momentos de prazer. Se torna o motivo pelo qual um homem se liga permanente a uma mulher, estando aberto a gerar filhos e educá-los.

“O caminho é reincorporar a sexualidade no contexto global da pessoa, pois mais que momentos de prazer é a satisfação da vida, a satisfação de ser pai, mãe, de ser casal. E a sexualidade tem tudo a ver com isso”, enfatiza.

Dom Petrini alerta que se a sexualidade não é entendida em relação a todos os outros aspectos da vida da pessoa, a sexualidade é distorcida e a pessoa procura apenas fragmentos de felicidade e não a felicidade por inteiro, uma felicidade que sustenta a sua vida.
Fonte:
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284046

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

NUFESP

Dia 16 de outubro aconteceu o 1° Módulo do NUFESP (Núcleo de Formação e Espiritualidade) na Paróquia Nossa Senhora de Fátima-Lorena. Este módulo foi aplicado para as Paróquias do Setor Lorena que deverão ser os novos multiplicadores para os agentes da Pastoral Familiar. As palestras foram refletidas pelo Casal João Márcio e Roseli, Vanir e Cida, Jucemar e Eliane. Participaram 15 pessoas sendo 6 casais.

Os destinatários deste encontro são agentes da Pastoral Familiar. O objetivo desta formação é para que eles sejam multiplicadores e reproduzam nas paróquias a formação recebida da Pastoral Familiar Diocesana.

O Núcleo de Formação e Espiritualidade (NUFESP) da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 é uma iniciativa que visa preparar agentes multiplicadores (aqueles que têm preparação para poder realizar formações sobre a Pastoral Familiar para outros agentes da base) em todas as Sub-Regiões Pastorais.

O NUFESP utiliza a metodologia de encontros de formação composto de aulas expositivas e trabalhos práticos. O curso completo para os agentes multiplicadores é composto de quatro encontros ou módulos, totalizando 60 horas-aula.

A formação está fundamentada no material preparado pelo INAFAP – Instituto Nacional da Família -, e aborda a temática constante dos documentos da Igreja para a família e nos subsídios publicados pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

Conteúdo Programático
  1. Orientações da Igreja em relação à Família:
           a. Magistério da Igreja (documentos);
           b. Pastoral Familiar na Igreja do Brasil (histórico).
  1. Pastoral Familiar:
           a. Conceitos e Objetivos;
           b. Etapas – Setores;
           c. Estrutura e organização.
  1. Perfil do agente:
          a. Espiritualidade “adesão a Cristo e à Igreja”;
         b. Formação Específica – Habilidades de Comunicação e Utilização dos Recursos Pedagógicos.
  1. Implantação da Pastoral Familiar.
     5.  Motivação Pastoral.

FOTOS DO ENCONTRO
























quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia das Crianças

Dia 12 foi de muita festa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Às 10hs Monsenhor Ditinho celebrou uma missa com as crianças festejando Nossa Senhora Aparecida e logo após no pátio da Paróquia as crianças puderam brincar a vontade. Teve pula-pula, pipoca, doces, bolos, salgados, etc., foi um dia muito alegre para as crianças.













Que Nossa Senhora Aparecida os proteja. Parabéns pelo dia das crianças.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

NUFESP - Núcleo de Formação e Espiritualidade

NUFESP - 16/outubro/2011

O Núcleo de Formação e Espiritualidade – NUFESP –  é uma escola permanente de formação que pretende colaborar na construção de multiplicadores que levem aos agentes de Pastoral Familiar de todo o Estado de São Paulo subsídios e orientação sobre o trabalho com as famílias.
Ele será composto de 4 FASES, sendo que a primeira delas acontecerá dia 16 de outubro de 2011 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima/SP do Setor Lorena.
Convidamos todas os membros da Pastoral Familiar para participarem.

Pastoral Familiar

Batismo

Domingo dia 09 de outubro aconteceu o Batismo de 07 crianças. A celebração foi feita pelo Diácono José Motta e na ocasião o casal coordenador da Pastoral Familiar batizaram a Lívia filha de Nataely e Fabiano.







Dia do Nascituro. Conforme calendário nacional da Pastoral Familiar aconteceu a Semana Nacional da Vida de 01 a 07 de outubro e Dia do Nascituro no dia 08 de outubro com o Tema "Vida Humana no Planeta". A Pastoral Familiar fez uma homenagem às gestantes celebrando a Vida no dia 09 na Missa das 19 horas. Monsenhor Ditinho fez uma celebração muito bonita e emocionante. Estiveram presentes 16 gestantes com seus familiares. Monsenhor fez uma oração e abençoou as famílias. Foi entregue um kit com fraldas, lenços umedecidos, sabonetes, shampoo, roupas, algodão, etc. doados pelas lojas da cidade e comunidade. Foi uma noite muito emocionante cheia de surpresas. Desejamos para todas as famílias presentes muita paz, saúde e alegria com seus filhos.









Encontro de Preparação de Batismo

Aconteceu dia 08 de outubro o Encontro de preparação para o Batismo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Os palestrantes foram Diác. José Motta, Rodrigo, Maria Inêz, Oliveira e Nilceia, refletiram sobre os Sacramentos do Batismo, Direitos de pais e padrinhos e Liturgia no Batismo. Confiram as fotos.