quinta-feira, 20 de outubro de 2011

NUFESP

Dia 16 de outubro aconteceu o 1° Módulo do NUFESP (Núcleo de Formação e Espiritualidade) na Paróquia Nossa Senhora de Fátima-Lorena. Este módulo foi aplicado para as Paróquias do Setor Lorena que deverão ser os novos multiplicadores para os agentes da Pastoral Familiar. As palestras foram refletidas pelo Casal João Márcio e Roseli, Vanir e Cida, Jucemar e Eliane. Participaram 15 pessoas sendo 6 casais.

Os destinatários deste encontro são agentes da Pastoral Familiar. O objetivo desta formação é para que eles sejam multiplicadores e reproduzam nas paróquias a formação recebida da Pastoral Familiar Diocesana.

O Núcleo de Formação e Espiritualidade (NUFESP) da Pastoral Familiar do Regional Sul-1 é uma iniciativa que visa preparar agentes multiplicadores (aqueles que têm preparação para poder realizar formações sobre a Pastoral Familiar para outros agentes da base) em todas as Sub-Regiões Pastorais.

O NUFESP utiliza a metodologia de encontros de formação composto de aulas expositivas e trabalhos práticos. O curso completo para os agentes multiplicadores é composto de quatro encontros ou módulos, totalizando 60 horas-aula.

A formação está fundamentada no material preparado pelo INAFAP – Instituto Nacional da Família -, e aborda a temática constante dos documentos da Igreja para a família e nos subsídios publicados pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

Conteúdo Programático
  1. Orientações da Igreja em relação à Família:
           a. Magistério da Igreja (documentos);
           b. Pastoral Familiar na Igreja do Brasil (histórico).
  1. Pastoral Familiar:
           a. Conceitos e Objetivos;
           b. Etapas – Setores;
           c. Estrutura e organização.
  1. Perfil do agente:
          a. Espiritualidade “adesão a Cristo e à Igreja”;
         b. Formação Específica – Habilidades de Comunicação e Utilização dos Recursos Pedagógicos.
  1. Implantação da Pastoral Familiar.
     5.  Motivação Pastoral.

FOTOS DO ENCONTRO
























Nenhum comentário:

Postar um comentário