sábado, 1 de janeiro de 2011

Mensagem do Presidente do Regional Sul 1 da CNBB para o Ano Novo


Ele é o “Príncipe da Paz”
Despedimo-nos do ano velho, saudamos esperançosos o Ano-Novo que chega sob o olhar de Maria, Mãe de Deus, levando o Menino para ser circuncidado e para receber o nome de “Jesus”, que significa “Salvador”, símbolo da identidade de Jesus Cristo e da sua missão neste mundo.
Já é tradição celebrar, no dia 1º de janeiro de cada ano, o “Dia Mundial da Paz”. Em sua Mensagem para este dia, Bento XVI afirma que a “liberdade religiosa é caminho para a paz”. Nesse dia e sempre, somos convidados a orar mais intensamente pela paz, sobretudo pelas vítimas da violência e do terrorismo ideológico, pelas famílias e por todos os povos, onde a convicção religiosa é motivo de guerras e desavenças.
O Papa insiste em que “a liberdade religiosa autêntica é sempre coerente com a busca da verdade e com a verdade do ser humano”. Por outro lado, continua o Santo Padre: “O ser humano não pode ser fragmentado, dividido por aquilo no que crê, porque aquilo no que crê tem um impacto sobre sua vida e sobre sua pessoa”.
Enfim, “tudo o que se opõe à dignidade do ser humano, se opõe à busca da verdade e não pode ser considerado como liberdade religiosa”, escreve Bento XVI. E mais, “nunca deveria ser necessário renegar a Deus para poder gozar dos próprios direitos”.
O Dia Mundial da Paz nos leve a reproduzir em nossas atitudes as atitudes maternas de Maria, tornando-nos promotores da paz, que é obra de justiça e amor. Cultivemos, portanto, a ternura, a acolhida, a misericórdia, o respeito mútuo, a capacidade de perdoar e de amar, e seremos artífices da construção da verdadeira paz.
Imploremos ao “Senhor que nos abençoe e nos guarde! Faça brilhar sobre nós a sua face e se compadeça de nós! O Senhor volte para nós o seu rosto e nos dê a paz”, hoje e ao longo do novo ano.
Na ternura do Príncipe da Paz, um feliz e abençoado Ano Novo!
Dom Nelson Westrupp, scj
Bispo Diocesano de Santo André
Presidente do Regional Sul 1 - CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário