quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

SANTA MÃE DE DEUS

"Se quiser cultivar a paz, preserve a criação"


FELIZ ANO-NOVO


Dom Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Arcebispo de Salvador

Um novo ano amanhece. Mais uma página virada no livro da história. Mais 365 dias escoados na ampulheta do tempo. Feliz Ano-novo é o refrão deste mês que se inicia com o dia mundial da paz e liturgicamente celebra Santa Maria, Mãe de Deus. Abençoado começo que festeja a paz e se coloca sob o manto maternal de Nossa Senhora.
Se todos se empenharem no que celebram no primeiro dia do ano, o mundo vai melhor e os seres humanos serão mais felizes, porque não há felicidade sem paz e só existe paz quando Maria é amada e imitada.
Vivemos tempos difíceis em que a humanidade parece perdida em muitas encruzilhadas. Não faltam sinais de progresso e vitórias do ser humano no campo da ciência e da técnica. A sua inteligência cada dia mais se revela iluminada e criativa.
Mas será que o amor vem se manifestando com a mesma intensidade? Os seres humanos estão mais unidos ou massificam seus relacionamentos com a persistência do egoísmo, o maior inimigo da paz e da felicidade?
Na encarnação, Jesus se fez homem para salvar-nos. No Natal, ele chega à terra para ser parceiro nosso na preparação de uma nova sociedade, a qual denominou reino de Deus. Vem como irmão para revelar o amor do Pai. Com palavras e testemunho, ensina-nos novo jeito de ser e viver.
O caminho, portando, está aberto para que as lágrimas dos seres humanos se transformem em sorrisos, as cruzes prenunciem alegrias, a justiça vença a violência e a fraternidade não seja uma miragem da nossa fantasia, mas a realidade de homens e mulheres que aprenderam com Jesus a amar a Deus e os irmãos.
FELIZ ANO NOVO!


"A virgem Maria é a imagem esplêndida da conformação ao projeto trinitário que se cumpre em Cristo. Desde a sua Concepção Imaculada até sua Assunção, recorda-nos que a beleza do ser humano está toda no vinculo do amor com a Trindade, e que a plenitude de nossa liberdade está na resposta positiva que lhe damos" (DA 141).

Nenhum comentário:

Postar um comentário