sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

10 ENSINAMENTOS DO GRANDE SANTO HILÁRIO DE POITIERS

Hilário de Poitiers
10 Ensinamentos do Grande Santo Hilário de Poitiers




Tanto que foi declarado “doutor da Igreja” pelo Papa Pio IX, pois seus escritos “A Trindade e a Fé” foram muito importantes na luta conta o arianismo, uma heresia muito forte de seu tempo.
Conheça abaixo alguns dos ensinamentos que Santo Hilário nos deixou:
1. “A maior alegria que podemos dar a Maria Santíssima é a de levar Jesus Eucarístico no nosso peito”.
2. “Foi sempre privilégio da Igreja, vencer quando é ferida, progredir quando é abandonada, crescer em ciência quando é atacada”.
3. “Tal é a expressão da natureza incompreensível do Pai. […] Para O exprimir, as palavras só podem calar-se; para O sondar, o pensamento fica inerte; e para O alcançar, a inteligência sente-se limitada”.ensinamentos_dos_santos
4. “Temos de acreditar nele (em Deus), de procurar compreendê-Lo e de adorá-Lo; fazendo-o, estaremos a falar dele”.
5. “Este Salmo (Sl 14) deve estar fundado no íntimo, escrito no coração, anotado na memória; o tesouro da sua rica brevidade deve ser confrontado conosco em todos os momentos. E assim, adquire esta riqueza no caminho rumo à eternidade e habitando na Igreja, poderemos finalmente repousar na glória do corpo de Cristo”.
Leia também: Arianismo – Niceia
6. “As honrarias desse mundo são negócios do demônio”.
7. “Tudo o que aconteceu com Cristo dá-nos a conhecer que, depois da imersão na água, o Espírito Santo voa sobre nós do alto do Céu e que, adotados pela Voz do Pai, nos tornamos filhos de Deus”.
8. “É preciso suplicar o auxílio de Vossa Misericórdia”.escola_santos_doutores
9. “Nós somos pobres, e por isso pedimos o que nos falta; perscrutamos com esforço obstinado as palavras de vossos profetas e apóstolos, e batemos com insistência para que se abram para nós as portas do conhecimento da verdade. Mas é somente de Vós que depende dar o que se pede, estar presente, quando se procura, e abrir para quem bate”.
10. “Dai-nos, pois, o significado autêntico das palavras, dai-nos a luz da inteligência, a perfeição da linguagem, a verdadeira fé. Tornai-nos capazes de exprimir nossa fé, ou seja, que vós sois o único Deus Pai e que há um único Senhor Jesus Cristo, segundo nos transmitiram os profetas e apóstolos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário