terça-feira, 20 de março de 2012

Assembléia da Pastoral Familiar Regional Sul 1



                          PASTORAL FAMILIAR DIOCESA – LORENA/SP


                                

                                         Assembléia da Pastoral Familiar – Regional Sul1

             

             Aconteceu no dia 17 de março (sábado), a Assembléia da Pastoral Familiar – Regional Sul 1, com o tema “ A Família: O Trabalho e a Festa”. O evento aconteceu no auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana, em São Paulo. A Diocese de Lorena foi representada pelos casais Vanir e Maria Aparecida; Benê e Zélia e João Márcio. Irmã Ivonete Kurten, editora chefe da Editora Paulinas deu início aos trabalhos às 8h30 convidando o grupo Chama para fazer a Oração Inicial, em seguida Dom Emilio Pinoli, Bispo Emérito de Campo Limpo e Bispo Referencial da Pastoral Familiar Sul 1 deu as  boas vindas aos representantes das dioceses.

A primeira palestra do evento foi feita pela Célia que apresentou a Estrutura do Regional Sul 1, descrevendo o papel dos assessores e coordenadores. Disse que o NUFESP – Núcleo de Formação e Espiritualidade deverá ser implantado em todo o Regional.


Dora e Antonio Mercado refletiram sobre o papel do Assessor, Coordenador Financeiro e a importância da coordenação. O Assessor deve ser Pai e Pastor, empenhar-se em incentivar os agentes. Os coordenadores devem estar em contato com o Assessor e o Bispo, elaborar planos das atividades e ser multiplicador. Refletiu também sobre a importância do casal financeiro que deve cuidar da administração dos recursos da Pastoral, incentivar, motivar e organizar os eventos. Concluíram dizendo que temos que ser motivadores, articuladores e incentivadores.


Ângela e Guenka apresentaram o NUFESP – Núcleo de Formação e Espiritualidade, destacando os dados referente a participação por regionais.

Após o intervalo para o café Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 refletiu o tema Motivação, valorizando a importância dos leigos. Dom Odilo iniciou sua palavra convidando a todos para que possamos participar dos eventos da Pastoral, lembrou do VII Encontro Mundial das Famílias que acontecerá de 30/05 a 03/06 de 2012, em Milão, na Itália e que terá como tema: “Família, Trabalho e Festa” e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013 no Rio de Janeiro. Dom Odilo informou que nas dioceses do Brasil acontecerá uma pré-Jornada Mundial da Juventude que se chamará “Semana Missionária”. Refletiu o Capítulo IX do Documento de Aparecida “Família, Pessoas e Vida”, disse que perder a fé é como romper a corda, a Igreja se preocupa e pede para reatar a fé, crer em Deus Pai. Os noivos prometem educar os filhos na fé. Destacou rapidamente alguns itens sobre as Diretrizes Gerais e também a importância das organizações da Pastoral Familiar motivando as forças eclesiais para o trabalho na evangelização das famílias com base no Evangelho de Jesus Cristo. Em cada casa haja a Palavra de Deus. Que se leia com freqüência, para que a Palavra de Deus oriente os filhos do casal.

Após o almoço foram realizados trabalhos em grupos para que fossem discutidos diversos assuntos relacionados ao trabalho da Pastoral Familiar, bem como dificuldades e desafios no sentido de fazer com que todas as pastorais trabalhem juntas objetivando as diretrizes da Igreja. Irmã ivonete pediu para silenciarmos para escutar o nosso coração para ouvirmos o que aprendemos com a plenária. Destacou alguns pontos importantes que foram relatados na plenária.

André convidou a todos para participarmos do 2° Simpósio e a 4ª Peregrinação Nacional da Família que acontecerá nos dias 28 e 29 de abril de 2012 com o tema: Família: O Trabalho e a Festa.

Pe. Luiz Fernando concluiu os trabalhos e agradeceu a presença de todos que deixaram suas casas para participar e contribuir para o bom êxito da Assembléia. Disse acontecerá um Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Familiar nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2012 em São Paulo.

Às 17h00 tivemos a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Luiz Fernando e concelebrada pelos padres presentes.

João Márcio de Faria

Secretário da Pastoral Familiar - Diocese de Lorena/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário