terça-feira, 2 de outubro de 2012

XVI Congresso Regional da Pastoral Familiar Sul 1

A Arquidiocese de Botucatu-SP sediou o XVI Congresso Regional da Pastoral Familiar Sul 1, nos dias 28, 29 e 30 de setembro/2012. O tema do congresso foi: A Família, o Trabalho, a Festa e a Fé. A Diocese de Lorena foi representada pelos Casais Coordenadores Diocesanos da Pastoral Familiar Vanir e Cida, Secretário João Márcio também representando a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o Casal da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Cruzeiro Nelson e Marta e o Casal Benedito e Zélia da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cunha. O evento contou com a participação do arcebispo metropolitano de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo, o bispo referencial Dom Emílio Pignoli, Dom Edmilson Amador Caetano Bispo de Barretos e Presidente da Comissão Laicato, Vida e Família - Regional Sul 1, Pe. Wladimir Porreca - Assessor Nacional da Pastoral Familiar e vários assessores, casais e profissionais para refletirem os temas do congresso. O evento aconteceu no Auditório do Colégio La Salle. No dia 28 o casal coordenador da Pastoral Familiar José Roberto e Solange Capelari fez a acolhida a todos dando boas vindas, desejando um bom congresso a todos. Dom Maurício iniciou refletindo o "Sermão da Montanha", disse que é necessário abrir nosso coração para Jesus Cristo. A Família nunca vai morrer, no Evangelho de Lucas vamos ver que Jesus quis passar por uma família. Quando a família é unida tudo vence.
No dia 29, iniciamos com a Santa Missa na Catedral Sant´Ana, sendo presidida por Dom Edmilson Amador Caetano, concelebrada pelos bispos Dom Maurício Grotto de Camargo, Dom Emílio Pignoli e padres assessores. Logo após, seguimos para o Auditório do Colégio La Salle onde Dom Edmilson refletiu o tema "Festa em Família". Disse que dia de festa é o domingo, Dia do Senhor, Páscoa da Semana. A Palavra de Deus é para alimentar nossa espiritualidade. O casal Dr. Roberto e Dra. Ana Carla Almeida Salles  - Promotor e Juíza de Direito refletiram o tema "Família, religião e direito", contaram momentos vividos por eles na vida profissional. Os casais que se separam se preocupam na partilha dos bens e esquecem como ficarão os filhos. Como educa-los. Neste momento recebemos a notícia de falecimento de Dom Antonio Maria Mucciolo, Bispo Emérito de Botucatu. As 11hs50 fizemos uma caminhada até a Catedral de Sant´Ana para a Oração do Ângelus, Pe. Alberico Pinheiro - Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Botucatu foi quem conduziu e em seguida refletiu sobre "Maria na vida da Família". Após o almoço tivemos a Mesa Redonda com o tema: "Mulher: família e trabalha", sendo a mediadora  Irmã Ivonete Kurten - Paulinas e Assessora da Pastoral Familiar Regional Sul 1; Colaboradoras: Ana Lúcia - Biomédica; Hermínia - Professora e Rosana - Advogada. Encerrando o dia Monsenhor Carlos José de Oliveira - Professor de Teologia da Faculdade João Paulo II - Marília, refletiu o tema "A Missão da Família no Ano da Fé. O Ano da Fé será uma ocasião propícia também para intensificar o testemunho da caridade. O Papa quer nos dar um Ano Especial.
No dia 30 iniciamos com a Santa Missa  no Auditório La Salle Presidida por Dom Emílio Pignoli e concelebrada pelos padres assessores. Após o café Dom Maurício Grotto de Camargo refletiu o tema "Pastoral Familiar e Pastorais Sociais, caminhando juntos, articulando ações" Encerrando as palestras Pe. Wladimir Porreca, Assessor Nacional  da Pastoral Familiar, refletiu o tema "Ecos do Encontro Mundial", expôs as orientações da Comissão Nacional ilustrando-as com as Conclusões do VI Encontro Mundial das Famílias, realizado em Milão na Itália. Em seguida Dom Maurício rezou o Ângelus e após o envio sendo a cidade de São Paulo o próximo Congresso e as considerações finais participamos do almoço e assim encerramos os trabalhos motivados para levar para as paróquias e famílias essa missão de conservar, promover e valorizar as famílias.
Tivemos momentos festivos, no sábado os casais puderam dançar com música ao vivo, tudo preparado pela equipe da Pastoral Familiar de Botucatu.
Fotos do XVI Congresso:
 Sub-regional de Aparecida
 Composição da Mesa
 A Festa
 Momentos de Alegria

 Missa na Catedral de Sant´Ana


 Foto da Cidade de Botucatu
 Dom Edmilson em sua reflexão
 Dr. Roberto e Dra. Ana Carla

 Momento da Caminhada do Auditório até a Catedral



 Oração do Ângelus e reflexão do Pe. Alberico Pinheiro


 Mesa Redonda



Monsenhor Carlos José
 Despedida da Casa de Retiro Santo Inácio
 Missa do dia 30 - Dia da Bíblia
 Reflexão de Dom Maurício

 Palestra - Pe. Wladimir
 Envio - Próximo Congresso será em São Paulo
Sub-regional de Aparecida com Dom Maurício
Parabenizamos aos coordenadores pelo brilhante Congresso. Desejamos a todos que se empenharam muita paz e que a Sagrada Família sempre os proteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário