sábado, 25 de maio de 2013

3° Simpósio da Pastoral Familiar


Transmissão da fé na família 
Ariane Vieira - Salvador-BA
Foto: Maria Andrea/CancaoNova.com
Sinto-me feliz por esta novamente na Canção Nova. O tema dessa palestra é a transmissão da fé na família . E esse tema esteve sempre presente na minha família de origem e também para minha casa.

Gostaria de dar algumas orientações sobre a educação dos filhos, pois nos parece que as pessoas tem alguma dificuldade em passar a educação e procuram os especialistas como se não tivessem recebido uma referencia por parte dos seus pais.

Isso não quer dizer que essa nova geração de adultos, devam copiar tudo aquilo que foi vivido por seus pais, pois sabemos que nem tudo foi acertado, mas ali houveram referências.

A família é o primeiro lugar onde somos introduzidos na realidade total. No âmbito do trabalho, estudo, valores, é o lugar onde somos orientados para a vida. Essa missão é dos pais e não pode ser delegada a outrem, parece não ser observada.

Os pais tem o dever de cuidar da prole, segundo as suas forcas. Oferecendo o conforto mas também o formação espiritual.

Todo mundo transmite aquilo que mais valoriza na vida. Um esportista, vai transmitir ao filho aquilo que ele dá valor. Da mesma forma os pais que valorizam as artes musicais, procuram mostrar as riquezas daquilo que para ele é um valor.

"Os pais cristãos devem viver de forma atraente a sua fé , diz Ariane."
Foto: Maria Andrea/CancaoNova.com

Da mesma maneira os pais cristãos, precisam apresentar razões que amparam a sua fé. Eles criam nos filhos o gosto pela vida de oração. Mas muitos que se dizem cristãos, deixam para que os filhos depois de adultos, escolham o que melhor se adeque o seu interesse.

Os pais cristãos devem viver de forma atraente a sua fé de modo que, despertem nos filhos a curiosidade buscando a mesma satisfação que ele vê, refletida nos pais.

O pai cristão apresentar aos filhos a experiência no Deus providente, zeloso, bondoso, aproveitando as oportunidades do cotidiano.

O testemunho é essencial porque é a partir da observação que as crianças aprendem. É importante que os pais transmitam aos filhos que a realidade em que eles vivem é positiva.

As relações vividas na família são decisivas na formação da criança. Ela aprende em casa, o modo de se relacionar.

A nova geração necessita receber regras para a vida e mais importante é o testemunho. Os pais precisam dizer para os filhos falar por exemplo que casar-se vale a pena. Os filhos precisam ouvir aquilo que é alegria para os pais.

A fé é um dom que não vem por si, mas ela é formada por transmissão. A fé dos filhos dependem diretamente da experiencia dos pais para com Deus.

Os pais precisam viver a transmissão da fé, em primeiro lugar anunciar Jesus, viver as práticas das orações, pois os filhos aprendem a rezar vendo seus pais rezando.

O outro ponto de transmissão da fé é o testemunho de viver como irmão. Isso se dá através da nossa preocupação com aquele que sofre.

Entretanto se os pais não estão convictos sobre a sua espiritualidade, dificilmente conseguirão transmitir aquilo que é sugerido pela Igreja.

Um homem sem fé é alguém sem brilho no olhar..

Muitos pensam que apenas matricular os filhos numa escola católica é suficiente. Imaginemos o impacto na vida de uma criança, sendo levado pelo pai para a Igreja e ali apresentar o Deus que vive entre nós. Isso é muito mais forte do que uma professora poderia fazer ensinando numa sala de aula.

Quando transmitimos a fé aos filhos, transmitimos aquilo que é essencial e que concede ao filho um sentido para a sua vida dentro da liberdade.

Os pais precisam pensar sobre a herança que querem deixar para os seus filhos. A maior herança que podemos deixar para um filho, é a fé em Cristo.

--------------------------------------------------------------

Ariane Vieira Leite Dias 
Salvador-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário